Page 36 - Boletim APE 253
P. 36
NOTíCIAS DO IPE
Perguntámos a quem vivenciou pela primeira vez o 25 de maio, qual a sua opinião...
34 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • abril a junho
A opinião da antiga aluna
Pediram-me para escrever um breve texto sobre como estar neste lado de recém ex-aluna a vivenciar o aniversário do IPE. O Costa chega ao pé de mim, cheio de pressa, e disse: – “Baptista, olha para a mi- nha espada, só azar, fiquei agora sem o parafuso que segura a lâmina ao copo. – ó Costa, a melhor solução seria ainda ires ao armeiro trocar isso – tentando avis- tar alguém que nos auxiliasse. – Olha, Costa, está ali o TC, vê se te desenrascas – Obrigado, Baptista.” Senti-me como se ainda fosse aluna, com se aquela forma tão característica de pedir uma simples coisa – que era crucial – me fizesse recordar, como se ainda lá estivesse a envergar a mesma farda que ele. Depois, decorreu a cerimónia – fartei-me de cirandar – era tanta a vontade de reencontrar pessoal que já não via há imenso tempo! Terminada a cerimónia propria- mente dita, chegou minha altura de desfilar: integrei, pela primeira vez, o batalhão da saudade e foi épico. Cheguei à parada inferior para me alinhar e dirijo-me para o último pelotão quando, e em espanto: – Bap- tista, és no do lado, 2010! Tinha perdido completa- mente a noção de que, apesar de ter saído no ano anterior, estaríamos organizados por ano de entrada e não de saída. Integrei o pelotão, era a única rapari- ga. O mesmo acontecera em 2010 – ano da minha entrada no Instituto – desfilei. A emoção é realmente enorme e o sentimento de realização também. Foram oito anos de IPE, que vi passar por mim, quando mar- chava no batalhão da Saudade. Sem dúvida, uma me- mória inesquecível!
Mariana Baptista 20100002
A opinião dos alunos
do 5o Ano
Foi a nossa primeira cerimónia do dia
25 de maio e estávamos todos ansiosos porque íamos fazer o primeiro ano de barra e ia ser a nossa primeira cerimónia a sério.
Apesar de estarmos muito nervosos, sentimos muito orgulho na escola onde estamos e na farda que envergamos.
Acima de tudo sentimos felicidade, união, camaradagem, amizade e aliança.
querer é poder!
Alunos do 5o B
A opinião do Chefe do Gabinete de Apoio à Direção
Foi com inimaginável emoção que, 43 anos depois, senti que os valores que me foram incutidos por “esta casa tão bela e tão ridente”, continuam presentes no espírito dos atuais alunos. Tendo sido o primeiro 25 de maio vivido desde que estou colocado no Instituto, sinto um enorme orgulho por poder retribuir à insti- tuição que me formou enquanto cidadão e militar, o meu saber, experiência e dedicação, dando desta for- ma o meu contributo para que o Pilão se continue a afirmar como uma Escola de Excelência.
Paulo Ferreira 19750326