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INsTITuTO DOs PuPILOs DO EXÉRCITO




              Pupilos do Exército recebem condecoração no Brasil



                                                                 Actualmente, o IPE oferece o 2.º e 3.º ciclo do ensino
                                                              básico, bem como o ensino secundário que se orienta para
                                                              um ensino técnico e profissional de qualidade (os cursos
                                                              podem  ser  consultados  no  sítio  http://www.pupilos.eu),
                                                              respondendo assim a uma área deficitária em Portugal. São
                                                              também ministradas aulas suplementares, de modo a ca-
                                                              pacitar os alunos que assim o desejarem para o prossegui-
                                                              mento dos estudos de nível superior. Os pupilos realizam,
                                                              em continuidade com o perfil da Instituição, um número
                                                              significativo  de  actividades  desportivas  e  culturais,  por
                                                              forma a desenvolverem «competências diversificadas, que
                                                              facilitam o ingresso nas carreiras militares, no ensino su-
                                                              perior e no mercado de trabalho.»
              O Instituto dos Pupilos do Exército (IPE) – Instituição   Embora, no ato da sua criação, os destinatários fossem
           centenária  que  se  dedica  à  educação  das  crianças  e  dos   apenas rapazes em sistema de internato, hoje, abrindo-se
           jovens – foi agraciado com a medalha Marechal Trompo-  às solicitações do tempo, subsiste paralelamente o sistema
           wsky, no dia 26 de Março. A insígnia foi aposta ao Guião   de externato, sendo igualmente admitidas raparigas.
           do IPE.                                               Atendendo  à  história  do  Colégio  Militar  de  Porto
              Desde 1911 – data em que o General António Xavier   Alegre (Brasil), à especificidade do ensino e dos valores
                                                              que persegue, o IPE procedeu recentemente à geminação
           Correia Barreto fundou o Instituto –, o IPE tem desen-  com aquela ilustre Instituição de educação brasileira. De
           volvido um trabalho constante na área da educação das   facto, os pontos de convergência entre as duas Escolas são
           crianças e dos jovens, em linha com os aspectos centrais   abundantes: a proximidade no tempo de criação, o desafio
           do seu perfil, como a «coexistência de vários cursos e de   educacional  patente  no  lema  das  duas  Instituições,  os
           diferentes níveis de ensino; a equiparação, para todos os   valores  subjacentes  aos  seus  projectos  educacionais,  a
           efeitos, dos cursos ministrados aos correspondentes cursos   vinculação  à  Instituição  Militar  e  a  preocupação  pela
           dos estabelecimentos civis de ensino; a instrução militar,   formação profissional.
           ministrada em função da idade ou preparação académica;   É este, pois, o enquadramento no qual decorreu, em
           o papel importante da educação física no desenvolvimen-  maio  de  2011,  a  visita  de  uma  delegação  do  CMPA  ao
           to global dos alunos.»                             IPE,  por  ocasião  do  centenário  deste,  durante  a  qual  o
              O  currículo  de  estudos  tem  acompanhado  a  natural   senhor  Major-General Alves  Rosa,  director  do  Instituto,
           evolução do ensino em Portugal, por forma a adaptar-se   foi condecorado com a medalha Marechal Trompowsky.
           às necessidades dos novos tempos e à sociedade em que   Por ocasião do centenário do CMPA, durante o mês
           se insere, não prescindindo da sua finalidade primordial   de Março do corrente ano, uma delegação do IPE visitou
           – «formar cidadãos úteis à Pátria» – e dos objectivos que   o CMPA. Foi no decurso desta deslocação que a Institui-
           dela  decorrem:  concorrer  para  a  «harmoniosa  formação   ção  portuguesa  foi  também  agraciada  com  a  medalha
           dos jovens, descobrindo e potenciando as suas capacidades   Marechal Trompowsky.
           físicas, intelectuais e afectivas e contribuindo para a defi-  A referida insígnia foi criada em 1953, destinando-se
           nição de interesses e motivações conducentes a boas opções   «a ser conferida a membros do Magistério e às instituições
           escolares e profissionais e, num sentido mais vasto, para a
           descoberta do próprio projecto de vida, ética e socialmen-
           te válido.»
              Constituem  valores  essenciais  e  marca  distintiva  da
           pedagogia do IPE o amor à Pátria, o respeito pelos outros,
           a dedicação ao estudo e ao trabalho, a assunção de res-
           ponsabilidades,  a  exclusão  da  fraude  ou  da  mentira,  a
           simplicidade, a paciência e a dignidade perante a adversi-
           dade, a obediência aos superiores e a lealdade para com
           todos.  O  lema  «Querer  é  Poder»  constitui  a  afirmação
           inequívoca de que o ser humano se recria e se supera no
           ato de tomar decisões e de as cumprir, perseguindo, deste
           modo, os seus próprios ideais de vida.


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