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INsTITuTO DOs PuPILOs DO EXÉRCITO
Pupilos do Exército recebem condecoração no Brasil
Actualmente, o IPE oferece o 2.º e 3.º ciclo do ensino
básico, bem como o ensino secundário que se orienta para
um ensino técnico e profissional de qualidade (os cursos
podem ser consultados no sítio http://www.pupilos.eu),
respondendo assim a uma área deficitária em Portugal. São
também ministradas aulas suplementares, de modo a ca-
pacitar os alunos que assim o desejarem para o prossegui-
mento dos estudos de nível superior. Os pupilos realizam,
em continuidade com o perfil da Instituição, um número
significativo de actividades desportivas e culturais, por
forma a desenvolverem «competências diversificadas, que
facilitam o ingresso nas carreiras militares, no ensino su-
perior e no mercado de trabalho.»
O Instituto dos Pupilos do Exército (IPE) – Instituição Embora, no ato da sua criação, os destinatários fossem
centenária que se dedica à educação das crianças e dos apenas rapazes em sistema de internato, hoje, abrindo-se
jovens – foi agraciado com a medalha Marechal Trompo- às solicitações do tempo, subsiste paralelamente o sistema
wsky, no dia 26 de Março. A insígnia foi aposta ao Guião de externato, sendo igualmente admitidas raparigas.
do IPE. Atendendo à história do Colégio Militar de Porto
Desde 1911 – data em que o General António Xavier Alegre (Brasil), à especificidade do ensino e dos valores
que persegue, o IPE procedeu recentemente à geminação
Correia Barreto fundou o Instituto –, o IPE tem desen- com aquela ilustre Instituição de educação brasileira. De
volvido um trabalho constante na área da educação das facto, os pontos de convergência entre as duas Escolas são
crianças e dos jovens, em linha com os aspectos centrais abundantes: a proximidade no tempo de criação, o desafio
do seu perfil, como a «coexistência de vários cursos e de educacional patente no lema das duas Instituições, os
diferentes níveis de ensino; a equiparação, para todos os valores subjacentes aos seus projectos educacionais, a
efeitos, dos cursos ministrados aos correspondentes cursos vinculação à Instituição Militar e a preocupação pela
dos estabelecimentos civis de ensino; a instrução militar, formação profissional.
ministrada em função da idade ou preparação académica; É este, pois, o enquadramento no qual decorreu, em
o papel importante da educação física no desenvolvimen- maio de 2011, a visita de uma delegação do CMPA ao
to global dos alunos.» IPE, por ocasião do centenário deste, durante a qual o
O currículo de estudos tem acompanhado a natural senhor Major-General Alves Rosa, director do Instituto,
evolução do ensino em Portugal, por forma a adaptar-se foi condecorado com a medalha Marechal Trompowsky.
às necessidades dos novos tempos e à sociedade em que Por ocasião do centenário do CMPA, durante o mês
se insere, não prescindindo da sua finalidade primordial de Março do corrente ano, uma delegação do IPE visitou
– «formar cidadãos úteis à Pátria» – e dos objectivos que o CMPA. Foi no decurso desta deslocação que a Institui-
dela decorrem: concorrer para a «harmoniosa formação ção portuguesa foi também agraciada com a medalha
dos jovens, descobrindo e potenciando as suas capacidades Marechal Trompowsky.
físicas, intelectuais e afectivas e contribuindo para a defi- A referida insígnia foi criada em 1953, destinando-se
nição de interesses e motivações conducentes a boas opções «a ser conferida a membros do Magistério e às instituições
escolares e profissionais e, num sentido mais vasto, para a
descoberta do próprio projecto de vida, ética e socialmen-
te válido.»
Constituem valores essenciais e marca distintiva da
pedagogia do IPE o amor à Pátria, o respeito pelos outros,
a dedicação ao estudo e ao trabalho, a assunção de res-
ponsabilidades, a exclusão da fraude ou da mentira, a
simplicidade, a paciência e a dignidade perante a adversi-
dade, a obediência aos superiores e a lealdade para com
todos. O lema «Querer é Poder» constitui a afirmação
inequívoca de que o ser humano se recria e se supera no
ato de tomar decisões e de as cumprir, perseguindo, deste
modo, os seus próprios ideais de vida.
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