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alunos do IPE para a sua prática, não um feedback generalizado das expec-
só das modalidades tradicionais da tativas criadas quando se aceita ou se
nossa Casa, como sejam o futebol, a está envolvido neste tipo de responsa-
ginástica, o remo, a esgrima, o andebol, bilidade. Tive oportunidade de conhe-
como também de novas modalidades, cer o Américo no seu primeiro ano de
como é o BTT. Dou o exemplo do mandato na direcção da APE e de me
BTT e da ginástica, porque são as duas serem apresentados os outros elemen-
actividades que, pessoalmente, me são tos dessa direcção, ainda era eu aluno
mais próximas, sem desfazer de todas nos Pupilos e estava a terminar o meu
as outras, mas os exemplos em termos último ano do curso de contabilidade
de objectivos, são idênticos para todas. e administração. Sem dúvida que na
O BTT, nunca tendo sido um des- altura se criou um enorme “buzz” por
porto praticado no “Pilão”, é uma ac- todo o conjunto de iniciativas desen-
tividade que muitos “pilões” praticam deve-se ao forte sentimento de perten- volvidas por essa direcção. Com o
como forma de lazer, então porque não ça pela ímpar Casa de educação e devido respeito por todas as anteriores
promover passeios para todos e quem formação que é o Instituto dos Pupilos direcções da APE, mas essa direcção
quiser participa em provas represen- do Exército e o motivo é a necessida- com a qual tive o privilégio de me
tando a APE? Desta forma, promove- de de mostrar gratidão a quem (IPE) apropriar de algumas acções e que
mos o desporto, o convívio entre Pilões me marcou tão profundamente pela infelizmente a sua duração foi muito
e a imagem do IPE e da APE. Como experiência muito positiva que vivi. curta revolucionou toda a dinâmica até
objectivo final na dinamização do BTT, Após ter estudado 11 anos nessa Ins- então criada por uma direcção da APE,
temos o de conseguirmos que hou- tituição constatei que valores tão no- e que na minha opinião era o que uma
vesse alunos a praticar a modalidade bres e princípios adquiridos ultrapas- Associação como esta necessitava.
no IPE, pois o “Pilão” está optimamen- sam em muito a capacidade da Parece-me que a missão da APE em si,
te localizado num dos melhor locais maioria das que eu apelido de as “Esco- não é nada fácil. Há quem se queira
para a prática do BTT, Monsanto. las cá de fora” ou as “Escolas normais” restringir apenas aos ex-alunos como
Outro exemplo é o da Classe Espe- terem para transmitir o mais impor- objectivo primordial da Associação,
cial, que já foi uma modalidade de tante aos seus formandos durante o seu enquanto que outra corrente e eu
destaque no “Pilão” e está actualmen- processo escolar; educação e princípios. pessoalmente enquadro-me nesta últi-
te a passar por uma quase extinção. A Esta é uma forma de poder retribuir ma, veja a APE com uma missão bem
APE tentou com a apresentação da positivamente ao que o “Pilão” me deu. definida, embora mais lata, não se
Classe Especial de Ex-alunos que com Na minha opinião as mensalidades restrigindo apenas aos Ex-alunos, mas
a sua estrondosa demonstração no pagas pelos encarregados de educação extensiva ao “Pilão” no seu todo. A APE
Centenário do IPE, reavivar os velhos numa Instituição de ensino como esta deve ser um pilar fundamental na
tempos da Especial e de como era um são um valioso investimento que fize- prossecução da sustentabilidade e su-
óptimo veiculo de promoção do IPE. ram ou fazem com um retorno de mais cesso do Instituto dos Pupilos do
Se conseguirmos continuar o trabalho de 100% no futuro dos seus filhos. A Exército e deve ser um órgão consul-
que efectuámos para a preparação da minha forma de contribuir é tentar ter tivo e de suporte para as decisões mais
demonstração do dia 22 de Maio, ideias que sejam úteis à liderança da importantes que influenciem a estra-
juntando ex-alunos e ex-professores direcção da APE encabeçada pelo tégia a seguir e a vida dos Pupilos,
da Classe Especial de Ginástica e Américo, tendo como repercussão final derivado do “know-how” dos seus anti-
actuais alunos e professores, podería- que os Pupilos do Exército continuem gos alunos no que concerne ao dia-
mos em conjunto fazer renascer a a ser uma Instituição de ensino de a-dia nos Pupilos, evolução de tradições
classe e a sua mística dentro e fora do referência e com a coragem dos líderes e necessidades dos alunos do presente.
“Pilão” que em muito contribuiria para internos e externos consiga ultrapassar De forma geral é minha convicção
a boa imagem do IPE na sociedade. vicissitudes próprias da sociedade ver-
tiginosa de princípios elementares em que as direcções encabeçadas pelo
que está inserida. Américo têm aportado valor e dinâ-
mica à vida da Associação e contri-
David reis 2. Este é já o meu segundo man- buindo para acções positivas no seio
(19940017) dato na direcção da APE. Avaliarei no dos Pupilos do Exército, apesar do
seu conjunto e não apenas os 6 meses tempo limitado de cada um dos seus
1. A grande motivação que me fez deste exercício, pois penso que seja o membros, pelas exigências profissio-
aceitar fazer parte da direcção da APE mais justo e o objectivo é transmitir nais e pessoais do seu quotidiano.
Boletim da associação dos PuPilos do exército 33