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associação dos PuPilos do exército
do Rio Grande do Sul, entre 1915 – ano em que se diplo- OS VALORES
maram os primeiros alunos – e 1938, os seus alunos rece-
beram também o diploma de "Agrimensor", já saindo para Não podiam ser mais coinci-
o mercado de trabalho com uma profissão definida. Assim, dentes os valores passados aos
o CMPA antecipou-se em mais de meio século à introdu- alunos dos Pupilos do Exército e
ção do ensino profissionalizante na educação básica do do Colégio Militar de Porto Alegre.
Estado do Rio Grande do Sul. De facto, esse curriculum paralelo
O IPE, por seu lado, tem desempenhado um papel que contribui para a formação
contínuo de 100 anos de preparação técnico-profissio- integral destes jovens lusófonos é
nal, de diferentes graus académicos, mas sempre fazendo um património fundamental. O
cumprir essa máxima fundadora, sempre tão actual: “for- objectivo duma escola não deverá ser só proporcionar uma
mar cidadãos úteis à Pátria”. Não é alheia, com certeza, a sólida base em conteúdos disciplinares, mas também pre-
esta preocupação das duas escolas na preparação dos seus parar o jovem para a vida activa, com todas as suas exi-
alunos na área profissional, a tradição e os ideais republi- gências em valores morais e afectivos, pró-actividade,
canos. perseverança, rigor, disciplina e patriotismo, mas sempre
Mas, a história do CMPA tem um período que também dentro de um clima de solidariedade e camaradagem.
merece atenção pela similitude que encontra na história
do IPE. Entre 1938 e 1961, esta escola gaúcha teve como
designação Escola Preparatória de Porto Alegre, e o seu O FUTURO
ensino focou-se na preparação dos seus alunos para o in-
gresso na carreira das armas, nomeadamente no Exército Vimos, em breves linhas, alguns pontos em que a his-
Brasileiro. Em 1961, retoma a denominação de Colégio tória do IPE e do CMPA parecem percorrer a fita do
Militar de Porto Alegre e a sua vocação assistencial. tempo lado a lado.
O nosso Instituto também sofreu idêntica alteração O intercâmbio agora firmado pelas Direcções das es-
em 1948. De facto, a reforma no plano de estudos efec- colas, e que permitiu já a participação de uma alegre re-
tuada em 1948 visava a transformação do Instituto em presentação do CMPA nas cerimónias comemorativas do
“escola de recrutamento de artífices e técnicos indispen- Centenário dos Pupilos do Exército, poderá aproximar
sáveis à vida e eficiência da força armada”. E assim foi até ainda mais estas instituições gémeas.
nova reforma curricular de 1959, pela qual o Instituto Se o passado foi percorrido lado a lado, o futuro será
retomou a leccionação dos cursos médios e viu a sua de- percorrido de mãos dadas.
signação alterada de Instituto Profissional dos Pupilos do
Exército para Instituto Técnico Militar dos Pupilos do Rui Santos Vargas
Exército. 1981.0132
O Casarão da Várzea, em 1910, onde se viria a instalar o CMPA
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