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associação dos PuPilos do exército






          do Rio Grande do Sul, entre 1915 – ano em que se diplo-  OS VALORES
          maram os primeiros alunos – e 1938, os seus alunos rece-
          beram também o diploma de "Agrimensor", já saindo para   Não  podiam  ser  mais  coinci-
          o mercado de trabalho com uma profissão definida. Assim,   dentes  os  valores  passados  aos
          o CMPA antecipou-se em mais de meio século à introdu-  alunos dos Pupilos do Exército e
          ção  do  ensino  profissionalizante  na  educação  básica  do   do Colégio Militar de Porto Alegre.
          Estado do Rio Grande do Sul.                       De facto, esse curriculum paralelo
            O  IPE,  por  seu  lado,  tem  desempenhado  um  papel   que  contribui  para  a  formação
          contínuo  de  100  anos  de  preparação  técnico-profissio-   integral destes jovens lusófonos é
          nal, de diferentes graus académicos, mas sempre fazendo   um  património  fundamental.  O
          cumprir essa máxima fundadora, sempre tão actual: “for-   objectivo duma escola não deverá ser só proporcionar uma
          mar cidadãos úteis à Pátria”. Não é alheia, com certeza, a   sólida base em conteúdos disciplinares, mas também pre-
          esta preocupação das duas escolas na preparação dos seus   parar o jovem para a vida activa, com todas as suas exi-
          alunos na área profissional, a tradição e os ideais republi-  gências  em  valores  morais  e  afectivos,  pró-actividade,
          canos.                                             perseverança, rigor, disciplina e patriotismo, mas sempre
            Mas, a história do CMPA tem um período que também   dentro de um clima de solidariedade e camaradagem.
          merece atenção pela similitude que encontra na história
          do IPE. Entre 1938 e 1961, esta escola gaúcha teve como
          designação  Escola  Preparatória  de  Porto Alegre,  e  o  seu   O FUTURO
          ensino focou-se na preparação dos seus alunos para o in-
          gresso na carreira das armas, nomeadamente no Exército   Vimos, em breves linhas, alguns pontos em que a his-
          Brasileiro.  Em  1961,  retoma  a  denominação  de  Colégio   tória  do  IPE  e  do  CMPA  parecem  percorrer  a  fita  do
          Militar de Porto Alegre e a sua vocação assistencial.  tempo lado a lado.
            O  nosso  Instituto  também  sofreu  idêntica  alteração    O intercâmbio agora firmado pelas Direcções das es-
          em 1948. De facto, a reforma no plano de estudos efec-  colas, e que permitiu já a participação de uma alegre re-
          tuada  em  1948  visava  a  transformação  do  Instituto  em   presentação do CMPA nas cerimónias comemorativas do
          “escola de recrutamento de artífices e técnicos indispen-  Centenário  dos  Pupilos  do  Exército,  poderá  aproximar
          sáveis à vida e eficiência da força armada”. E assim foi até   ainda mais estas instituições gémeas.
          nova  reforma  curricular  de  1959,  pela  qual  o  Instituto   Se o passado foi percorrido lado a lado, o futuro será
          retomou a leccionação dos cursos médios e viu a sua de-  percorrido de mãos dadas.
          signação alterada de Instituto Profissional dos Pupilos do
          Exército  para  Instituto  Técnico  Militar  dos  Pupilos  do                      Rui Santos Vargas
          Exército.                                                                                 1981.0132



























          O Casarão da Várzea, em 1910, onde se viria a instalar o CMPA


                                                                                        Boletim da associação dos PuPilos do exército  25
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