Page 4 - Boletim 273 da APE
P. 4
2
APE
Desatar nós.
Até ao outro. Aos outros nós. Aos nós e nós!
Nós sem idade.
Nós sem nós.
A sonhar liberdade.
In “Abril Poema”
A. A. Duran Clemente (19530030)
COMEMORAR O 25 DE MAIO, E RECORDAR O 25 DE ABRIL
PILÕES NA LUTA PELA LIBERDADE
No dia 25/05/2024, cinquenta anos após 1974 e no dia do 113.o Aniversário da nossa Casa, os Pupilos do Exército, a APE, numa homenagem singela, mas muito sentida aos Pilões que ao longo da sua vida se sacrificaram e lutaram pela restauração da democracia e liberdade em Portugal.
Foram homenageados 57 antigos alunos, alguns já falecidos, mas quase todos representados por filhos, netos ou outros familiares. Felizmente muitos desses antigos alunos ainda estão vivos e estiveram presentes, proporcionando momentos de muita emoção!
Esta cerimónia decorreu no anfiteatro do IPE graças ao apoio e disponibilidade da Direção do Instituto e na presença de representantes da Presidência da República, do Chefe de Estado-Maior do Exército, dos Chefes de Estado-Maior da Armada, do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, da Associação 25 de Abril, da Liga dos Combatentes e da AOFA.
A sessão iniciou-se com uma intervenção do Presidente da Direção da APE, e mentor deste projeto, Fernando Pires que a apresentou como celebração do 25 de Abril e dos antigos alunos que de uma forma ou outra, ajudaram a que a “alvorada daquele dia” fosse diferente!
“PILÕES PELA LIBERDADE”
Pintura do A. A. Samuel Antunes (19760140) Técnica mista sobre tela.
Seguiu-se uma alocução do A.A. Luís Alves de Fraga, Oficial da Força Aérea, Doutor em História e escritor de créditos firmados, que enquadrou o 25 de Abril na história do século XX e fez igualmente a ligação da luta dos antigos alunos homenageados aos ideais da República:
“Só assim se pode compreender a luta que alguns dos antigos alunos do Instituto dos Pupilos do Exército, (..) travaram contra o fascismo o qual
Fotografia António Curz (19851192)