Page 28 - Boletim 273 da APE
P. 28

 26
PRÉMIO FAIR PLAY DO COP
Um gesto que é um exemplo de desportivismo, que honra quem o praticou e a escola!
Corria o ano de 2005 e, em Leipzig, na Alemanha, o A.A. Joaquim Videira (19940062), então com 21 anos e treinado pelo A.A. Hélder Alves (19790064) defendia as cores nacionais no campeonato do mundo de espada.
Defrontava o venezuelano Rúben Limardo, que viria a ser Campeão Olímpico nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, na fase de poules da competição de espada. O assalto estava a segundos do fim e o Joaquim Videira perdia por um toque!
Necessitava de empatar para obter o tempo extra, em que se disputaria um único toque para apurar o vencedor do assalto!
Nos derradeiros momentos, as armas cruzam-se com a rapidez típica da modalidade e a luz que assinala o toque a favor do Joaquim Videira, acende e o árbitro atribui-lhe o ponto do empate!
Mas o toque não foi no adversário. Foi no chão, fora da pista. O sistema não o distingue de um toque válido e o árbitro não o percebeu.
O Joaquim Videira assinalou o erro ao árbitro, que corrigiu a decisão e retirou o toque do empate. O cronómetro avançou de forma irremediável e não houve mais toques.
“Foi-se” a vitória no assalto, mas ficou uma amizade para a vida com o Ruben Limardo e um gesto que nos orgulha a todos.
No Campeonato seguinte, o Joaquim Videira, sagrou-se Vice-Campeão Mundial de Espada!
Este gesto não passou em claro. O Comité Olímpico de Portugal reconheceu a ação e atribuiu-lhe o Prémio Fair Play.
CICLISMO
O A.A. Ivo Alves, (19720307) participa desde há alguns anos no "Granfondo Portugal" . Em Elvas foi o 1.o da Categoria, em Torres Vedras foi, 10.o e em Ferreira do Zêzere, foi 7.o classificado. Continuação de bons sprints Ivo!
   JUDO
NO
IPE
À conversa com o Professor Vitor Pimenta
    Fotografia Comité Olímpico
















































































   26   27   28   29   30