Page 34 - Boletim APE 269
P. 34

 32
NOTÍCIAS DO IPE
 BOLETIM APE | ABR/JUN 2023
  COMEMORAÇÕES DO 112o ANIVERSÁRIO DO INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO
25 DE MAIO DE 2023
As comemorações do 112o Aniversário ocorreram nos dias 25, 26 e 27 de maio.
No dia 25 de maio durante a manhã existiram várias atividades desportivas e uma palestra para os alunos do 12o ano sobre o Instituto Politécnico de Leiria ao que se seguiu um almoço festivo, onde foi servido o tradicional “Amarelo à IPE” e que contou com a presença do Presidente da APE Fernando Pires (19550275), do Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação Pedro Charavilha Baldo (19830416), professores e militares. Na parada inferior da 1a Sseção os alunos cantaram os parabéns e cortaram o bolo de aniversário.
Durante a tarde foi tempo de ser descerrada a fotografia do Comandante de Batalhão Miguel Soeiro (no 293/15) e de treinos para a Cerimónia Militar.
No dia 26, as celebrações do IPE iniciaram-se às 8h da manhã com o hastear da bandeira nacional. Um pelotão do 7o ano, comandado pelo aluno Martim Correia (no 77/18) fez guarda de honra ao hastear da bandeira.
A manhã foi dedicada a treinos para a Cerimónia Militar que se iniciou às 19h e foi presidida por Sua Excelência o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Gen. José Nunes da Fonseca (19710076). Na cerimónia estiveram ainda presentes o Chefe de Estado-Maior do Exército Gen. Eduardo Mendes Ferrão, o Vice-Chefe de Estado-Maior do Exército Tenente-General, Xavier Ferreira de Sousa, o Diretor da Educação, Major-General José Dias Gonçalves, o Presidente da Junta de Freguesia São Domingos de Benfica, José da Câmara, o Presidente da APE e o Presidente de Pais e Encarregados de Educação.
O Exmo Diretor do IPE, Cor. Sobral dos Santos, na sua alocução agradeceu a presença de todos e referiu a importância do esforço e empenho dos alunos.
O Exmo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, na sua alocução, referiu a imensa alegria que tinha em regressar a “casa” e enalteceu a escola pelo projeto educativo que se foca não apenas em ministrar conhecimento, mas também em incutir valores que permitirão ser cidadãos que estejam envoltos em contextos de elevada competitividade e múltiplos desafios.
Após as alocuções proferidas, a aluna Sofia Baldo (no 1521/16) fez a leitura do Código de Honra do Aluno, ao que se seguiu a entrega de prémios da Direção de Educação, da revista “Querer é Poder”, entrega de medalhas de mérito de serviços prestados a e ainda entrega de medalha ao Antigo Aluno Edgar Faustino (19530397) por serviços prestados no Ultramar.
Perante pais, familiares, amigos, convidados e ainda várias dezenas de antigos alunos, os alunos desfilaram no campo da 2a Seção.
A terminar a Cerimónia, cerca de duas centenas de antigos alunos perfilaram-se e desfilaram sob o Comando da Antiga Aluna Mariana Baptista (20100002), no Batalhão da Saudade.
Após o término das festividades na 2a Seção, foi inaugurada a Exposição “In.temPo.rEal” com trabalhos que os alunos realizaram ao longo do ano, com a coordenação da professora Carla Costa na sala de Alunos da 1a Seção, ao que seguiu a um momento musical preconizado pela Big Band e o Coro e uma declamação de um poema de sua autoria pelo aluno David Almeida (no 130/20).
Antes de terminar a noite, o Gen. José Nunes da Fonseca assinou o livro de Honra e recebeu uma lembrança – uma barretina executada pelos alunos sob a coordenação do profo Luís Morais, tendo o IPE sido agraciado com uma salva de prata.
No dia 27 de maio, os alunos após o pequeno-almoço no IPE, seguiram para os Jerónimos.
A Cerimónia de dia 27 de maio foi presidida pelo Vice- Chefe de Estado, Xavier Ferreira de Sousa.
O Desfile do Batalhão Escolar decorreu muito bem, os alunos garbosos e muito aprumados desfilaram na Praça do Império para gáudio de centenas de pessoas, muitas delas turistas que não resistiram a parar e assistir ao desfile.
Após o desfile seguiu-se a Eucaristia em memória de todos os que serviram no IPE na Igreja Santa Maria De Belém – Mosteiro Dos Jerónimos. A missa foi celebrada pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério, concelebrada pelo Capelão do Instituto, Capelão Licínio Silva.
Na homilia, o Bispo das Forças Armadas, referiu a importância da ética e valores e realçou que o lema da nossa casa “Querer é Poder” encerra em si a vontade de partir e que isto implica a realização de objetivos.
A equipa do Boletim está muito orgulhosa da prestação dos alunos e dá os parabéns aos mesmos e saúda todos os profissionais ligados ao Instituto.
Nota de Editor: Poderão ver mais fotos através da leitura do QRCode ou acedendo à página da APE www.ape.pt
 










































































   32   33   34   35   36