Page 21 - Boletim APE 269
P. 21
EM FOCO APE
BOLETIM APE | ABR/JUN 2023
CONVÍVIO DE PILÕES NAS CALDAS DA RAINHA
Numa organização da APE, cumprindo o programa de atividades para 2023, apresentado e aprovado na Assembleia Geral Ordinária do dia 23 de março, realizou-se no dia 6 de maio, num restaurante da localidade do Coto, Caldas da Rainha, um grande convívio e almoço que juntou mais de 160 participantes entre Pilões e familiares.
Antes do almoço alguns convivas estiveram no Karting
das Caldas da Rainha e puderam disfrutar de momentos de velocidade e adrenalina.
A APE realça todo o trabalho desenvolvido pelo antigo aluno e Vogal Suplente da Direção Ramiro Nolasco (19740268) e pelos Pilões voluntários residentes naquela região, que o apoiaram e que possibilitaram um convívio muito animado.
DISCURSO DE RAMIRO NOLASCO NO ALMOÇO EM CALDAS DA RAINHA NO DIA 6 DE MAIO DE 2023
“EU TAMBÉM TENHO UMA BOA MÃO DE SEMEADOR”
Assim começou uma aula de um dos mais carismáticos professores que tivemos; Dr. Boaventura de Sousa Santos, que marcou, pelo menos, os pilões do final dos anos 60 e os da década de 70, a quem leccionou Geografia e Português. De vez em quando, entrava na sala e, ainda antes de nos saudar, lançava um mote para o ar e ficava ali, em cima do estrado, de pé, em frente ao nosso silêncio e estupefacção. Depois, mandava-nos sentar e começar a escrever uma composição subordinada ao tema. Este marcou-me para a vida, até porque já estava de caneta em riste para começar a falar de adubos e ancinhos e ele teve o cuidado de nos elucidar com o reforço de um adjectivo que tanto usava para nos motivar:
- Espero que não sejam ..., ao ponto de irem escrever sobre agricultura!
E lá nos foi dando alguns exemplos.
Hoje, caros irmãos, peço-vos que o façamos sorrir, o nosso “Arranca”, esteja ele onde estiver.
Ramiro Nolasco
19740268
Sabiam que existem pilões, ainda alunos, exemplares, dedicados à nossa Casa e à sua formação que, por os tutores não conseguirem continuar a financiar a sua formação na nossa Escola, a têm que abandonar?
Sabiam que existem pilões que, pelas circunstâncias da vida, não conseguem ter sequer o suficiente para comprar medicamentos?
Pois bem, esta é uma das batalhas que a nossa APE trava, talvez aquela pela qual eu nutro mais carinho; com a benevolência de todos na contribuição para o Fundo de Solidariedade, alguns destes miúdos continuam a acreditar, tendo que dar provas para a sua continuidade, claro, e o medicamento que o nosso irmão precisa, chega- lhe à mão. Não, não são todos... não se conseguem fazer omeletes sem ovos, pena nossa.
Fundo de Solidariedade, para dizer presente quando tudo parece ausente.
Está a ver Sr. Dr. Boaventura de Sousa Santos? – Até podemos ter apanhado “nega” na composição, mas aprendemos a ter uma boa mão de semeador.
SEMEAMOS FUTURO!
19