Page 17 - Boletim APE 269
P. 17

 EM FOCO APE
BOLETIM APE | ABR/JUN 2023
INTEMPORALIS, será sinónimo de 25 de maio?
  Luis Filipe Rapoula
19700223
As certezas-absolutas têm vindo a abandonar-me... “Não preciso de correr para te apanhar”... até esta! Há exceções. Obviamente... o Pilão! Será mesmo?
Não! O meu Pilão é diferente do teu, diferente do dos Velhotes e diferente do dos Putos.
Se o Pilão muda ao longo do tempo...
O meu Pilão eram duas Secções... sem contar com a
Conchita e a Belmar.
(Na Conchita namorava-se e na Belmar jogava-se bilhar). Eu era mais da Conchita... no bilhar, só sabia furar panos. A Primeira, era a essência, a alma, o Pilão propriamente
dito... camaratas, alvorada e o toque de silêncio, rouparia, refeitório, fã, sala d’armas, separação, casa do gigante e do Di, claustro e capela dos ossos, parada, Zé das Porcas, porta d’armas (boa noite Sr. Macaco), ginásio, camarata dos Estagiários (medo), muro de pinchar (era mais baixo e com arame-farpado), oficial de dia, etc. e mais importante de tudo... os corredores e recantos do Cartolas!
A Segunda, era a nossa saída diária (cinzenta e de barrete com risca verde), formados e a toque de caixa. Calhando, servíamos de despertador a muita gente boa de São Domingos de Benfica. Mas uma coisa era certa, tínhamos prioridade sobre o trânsito. Os Taxistas adoravam...
As aulas eram na Segunda Secção... apre, Sr. Aluno.
Na Segunda, também havia sítios bons (alguns), os campos do Éfes, o ginásio do Robalo (pior que o Steiger), a Secção-Técnica (adivinhem), o aeroporto das Cabeleireiras e mais que tudo... a Rampa dos Zimgrómés!
É como as cerejas (estamos no tempo d’elas)... e do 25 de maio, nada.
O 25 de maio era o dia. Festa linda e ridente, como o aniversariante. Até a alimentação era reforçada... comemorávamos com Vontade e muito Garbo. Não há Amarelo como o do Pilão!
A “Maria da Fonte” e o batimento do pé, ouviam-se nas Furnas. A pista de obstáculos e o Slide da janela do ginásio, arrancavam os costumeiros aplausos da Família, das Namoradas e das Altas Individualidades. A Classe do Prego, só ficava atrás da Especial... e por pouco! E o Pelotão auto comandado? Que Maravilha!!
Tudo no dia 25 de maio... mas sem pelotão dos “Saudades”, sem “Barretinas de Honra” e com menos alunos de anos anteriores (Nós).
O 25 de maio está diferente, é verdade. Passou para a Segunda-Secção, é verdade.
Mas não está pior!
A Mística está lá... e se está lá, é INTEMPORAL! ... e Nós, vamos lá estar! Salvé! Salvé! Salvé!
(que o 25 de maio, Vos deixe tão boas recordações, como deixou à minha Geração)
19700046 António Magro; 19700018 Adelino Ferreira; 19700219 José Mestre; 19700223 Luis Filipe Rapoula
15
   









































































   15   16   17   18   19