Page 3 - Boletim 267 da APE
P. 3

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    BOLETIM APE | OUT/DEZ 2022
Ao escrever este editorial, ainda antes do ato eleitoral que se vai realizar no dia 16 de dezembro, para eleição dos Órgãos Sociais e do Conselho Geral da APE, quero abordar alguns aspetos que considero merecedores de particular atenção, por parte dos associados e de toda a comunidade de antigos e atuais alunos do IPE:
Tenho vindo f requentemente a falar do associativismo, do que significa para todos nós sermos representados por uma associação que cumpriu este ano de 2022, 90 anos de existência.
A realidade que temos vindo a viver não deverá ser considerada alarmante, mas merece reflexão.
Pela terceira vez consecutiva apresenta-se a eleições uma única lista, cenário que nos leva a questionarmo-nos do porquê desta realidade? Falta de interesse? As soluções que têm sido apresentadas são de tal forma fortes que não se justifica alternativa? As interrogações ficam, mas no futuro as respostas não poderão apontar em nenhum destes sentidos.
A nossa Associação merece que todos nós, que pertencemos a uma vasta comunidade de antigos alunos do Instituto dos Pupilos do Exército, saibamos
EDITORIAL
ser fortes e coesos na defesa do Instituto hoje, amanhã e sempre.
Decidi apresentar esta terceira e derradeira candidatura pela única razão de procurar, mais uma vez, contribuir para o surgimento de alternativas suportadas por novas gerações que garantam o futuro sustentado da nossa Associação.
Havendo uma só lista, a escrutínio, antecipamos qual o resultado e preparamo-nos para o cumpri- mento do programa que a jovem equipa, que tenho a honra de liderar, irá conseguir concretizar.
Termino com os meus votos de um Feliz Ano Novo de 2023 para toda a comunidade Pilónica e um grande agradecimento elogioso a todos os que têm sabido responder quando está em causa garantir o futuro das duas Instituições, o Instituto dos Pupilos do Exército e a Associação dos Pupilos do Exército.
1
   Fernando Baptista Pires
19550275
 NOTA DO EDITOR
Ejá passámos mais um Natal e entrámos num tema acaba por ser amplamente debatido nas redes
Novo Ano.
E este é também o último boletim deste ano.
Um ano com algumas sombras da pandemia, que vamos vendo cada vez mais longe e com o retomar das atividades presenciais quer do IPE, quer da APE ou mesmo as reuniões de grupos de Pilões, que enchem as páginas do nosso Boletim.
Estes últimos dois anos foram também eles um desafio para a equipa editorial e vemos com alegria tudo a voltar à normalidade.
Recentemente demos as Boas-Vindas aos novos alunos, com três cerimónias distintas a “Abertura do Ano Letivo”, o “Apadrinhamento dos novos Alunos” e o “Baile da Rosa” (uma versão diferente do antigo Baile de Receção aos novos alunos, que muitos de nós recordamos com saudosismo).
Este ano tivemos também eleições para nomearmos os novos órgãos sociais para o próximo triénio, com uma única lista.
O que levanta muitas questões (até porque o
  sociais), sobre a forma como os Antigos Alunos vêm a APE e o associativismo.
A Associação dos Pupilos do Exército é e deverá ser vista como uma força agregadora dos interesses e objetivos em comum de todos nós Antigos Alunos e da Comunidade Pilónica em Geral.
Também nós no Boletim precisamos de todos (e apreciamos o vosso contributo). O que têm para nos contar e partilhar? O que gostariam de ver nas nossas páginas e de que forma podemos ajudar a consolidar este sentimento associativo?
Desafiamos-vos a enviarem as vossas considera- ções para o seguinte endereço de email: boletim@ ape.pt.
E por último e não menos importante a equipa editorial do Boletim da APE, deseja que os próximos 365 dias de 2023, sejam repletos de sucessos pessoais e profissionais.
Elsa Martins Magro (19871013) (em nome da equipa Editorial)
 Informamos que o conteúdo, exatidão e integridade de todos os artigos publicados no Boletim da APE, são da inteira responsabilidade dos autores identificados.
  




































































   1   2   3   4   5