Page 3 - Boletim numero 258 da APE
P. 3
editorial
Durante o período muito difícil que temos vindo a enfrentar desde meados do mês de março, altura em que encerrámos as instalações da nossa Associação, temos procurado, den- tro do possível, garantir a continuidade e o normal funcionamen- to das diversas atividades tanto no campo de gestão e administra- ção como das responsabilidades dos próprios Órgãos Sociais.
Fernando Baptista Pires
19550275
Seguindo este princípio realizámos no dia 30 de junho a Assembleia Geral Ordinária, que esteve agendada para o dia 27 de março e que foi cancelada devido à pandemia e às medidas restritivas daí resultantes.
Utilizando a plataforma zoom através da internet foi possível, em tempo útil, submeter à apreciação e votação dos associados o Relatório e Contas de 2019, de responsabilidade da Direção anterior e o Plano e Orça- mento da atual Direção empossada no início de janeiro do corrente ano.
Tanto num caso como no outro, relatório de 2019 e orçamento de 2020, a votação foi massivamente de aprovação havendo apenas uma única abstenção do primeiro caso e duas no segundo.
Não sendo possível vislumbrar um breve retornar às atividades normais, face à boa experiência verificada com a realização da Assembleia Geral, resolvemos também reprogramar as 4 “Tertúlias da Guerra Colonial”, que constavam no plano de atividades para o corrente ano, acertando as suas datas para os dias 16 e 23 de outubro e 6 e 13 de novembro.
Com o início do último terço do corrente ano iremos também reprogramar outros compromissos agenda- dos procurando especialmente atender os familiares mais pequenos, dos associados, na Quadra Festiva de Natal 2020.
Realço, nas noticias da APE, o artigo intitulado “Tudo à distância de um clique”, sobre o desenvolvimento de ferramentas e processos de gestão que permitem a interação dos associados com a nossa Associação, a institucionalização do “Galardão de Honra”, simbolizado pelo Colar de Honra, a ser atribuído por mérito aos associados de idade superior a 70 anos, que mais se distinguiram no apoio e valorização da APE e do IPE e a colocação à venda, na loja online, do “Relógio do 110o aniversário da Fundação do IPE”, a ser lançado em maio de 2021.
A cabeça erguida, a farda azul a assentar garbosa- mente, o penacho ao vento, o sol, os pés a baterem no chão sincronizados, batem como se fosse a pri- meira vez, apesar de para alguns ser a última... o adeus orgulhoso a uma escola, a missa, o coro, o Hino, o Pilão nossa casa...a emoção, o sentir na alma SER Pilão.
Este ano infelizmente, nada disso aconteceu e pe- las razões que se sabe.
A nossa capa é por isso a nossa homenagem aos Finalistas de 2019/2020, que não tiveram a oportu- nidade de viver este momento tão esperado e aguar- dado.
Um novo ano letivo iniciou-se em setembro e cer- ca de uma centena de novos alunos ingressaram no IPE. Aproveitamos também esta oportunidade para dar as Boas-vindas a todos os Novos Alunos do IPE.
Bem-Vindos a esta casa tão Bela e tão Ridente!!!!
Elsa Martins Magro
(em nome da Equipa Editorial)
Há um ano estávamos a preparar o boletim do 3o trimestre, o boletim 254. Tinha saído anteriormente o Boletim 253, cheio de artigos e fotos, a lembrar o aniversário da IPE, da APE e também o dia do Antigo Aluno.
Estivemos muitos a marchar no dia 24 de maio no “Batalhão da Saudade” a enchermos o peito e a relem- brar outros tempos, enquanto passávamos em frente da tribuna das Altas Entidades e dos familiares.
Sentimos os olhares embevecidos dos pais anteci- pando um futuro para os seus jovens Pilões, espelha- dos em todos nós que batíamos o pé, levantávamos o queixo e íamos passando.
Porque afinal aquela escola já tinha produzido toda aquela casta de homens e mulheres que agora orgulhosamente continuavam a “marchar” pelo IPE.
Sentimos na pele o orgulho de podermos ser um exemplo para aquelas crianças e jovens.
E depois veio o 25 de maio...veio aquele dia tão especial, para os novos alunos e muito particular- mente para os finalistas.
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro | 1
nota do editor