Page 20 - Boletim numero 256 da APE
P. 20

 EM FOCO APE
 Apresentação de cumprimentos a Entidades
Na sequência dos pedidos de audiência, para apresentação formal de cumprimentos, os representantes dos órgãos So- ciais, Presidente da MAG, José Nunes da Cruz (19550170), Presidente da Direção, Fernando Baptista Pires (19550275) e Vice- -presidente da Direção, Ernâni Valoura Balsa (19600300) foram recebidos, nas datas indicadas, pelas seguintes entidades:
     DIREÇÃO DO INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO
No dia 29 de janeiro pelas 15 horas.
Coronel Carlos Sobral dos Santos e Tenente Coronel José
Magro.
Nesta reunião protocolar houve principalmente a opor-
tunidade para serem abordados assuntos relacionados com a realidade atual do Instituto, projeto educativo, atividades extracurriculares, objetivos e ações em curso, carências evi- denciadas e interação entre as duas Instituições.
A cordialidade e a atenção que nos foram concedi- das deixam-nos muito boas perspetivas no tocante à missão da APE no acompanhamento, cooperação e apoio do Instituto.
CheFe do estado maior da ForÇa AÉREA
No dia 31 de janeiro.
General Joaquim Manuel Nunes Borrego.
Tratou-se de uma oportunidade que nos foi concedida e
que muito agradecemos, para falarmos do Instituto, dos Pi- lões que escolheram este ramo da Forças Armadas, da pos- sibilidade de administração de estágios profissionais para os alunos do ensino secundário, da formação dos filhos e edu- candos dos militares da FAP no IPE e na realização de visitas dos alunos às Bases Aéreas como incentivo à escolha de car- reira neste ramo das forças armadas.
diretor da direÇÃo de eduCaÇÃo do EXÉRCITO
No dia 7 de fevereiro.
Major General Carlos Aguiar Santos.
Para além do cumprimento dos preceitos institucionais e protocolares debatemos, com o principal responsável pela gestão do IPE, os aspetos mais importantes relativos à vida do Instituto.
Foi realçada a importância dos EME na relação Forças Armadas e sociedade civil e a preservação do património histórico e memória destas instituições que apresentam di- ferentes projetos educativos, num sistema harmonizado de matriz militar e que se regem de acordo com as respetivas autonomias pedagógica, administrativa e disciplinar.
A Associação, no cumprimento da sua missão, consigna- da nos seus estatutos, enfatizou a sua total atenção e dispo- nibilidade para, acompanhando a vida do Instituto, coope- rar em todos os campos que a Direção de Educação e do IPE assim o interpretem. Das sugestões e recomendações abor- dadas destacamos a importância da comunidade dos anti- gos alunos na promoção e valorização do IPE e na identifica- ção do vasto mundo de referências de figuras e personali- dades que iniciaram a sua formação no Instituto.
Sendo a sustentabilidade o garante do futuro do Institu- to dos Pupilos do Exército acreditamos que a aplicação do consignado no Decreto-Lei n.o 125/215 será a linha orienta- dora da Direção de Educação e da Direção do IPE.
VEREADOR DA EDUCAÇÃO E DOS DIREITOS soCiais da Cml
No dia 13 de fevereiro.
Vereador Manuel Grilo.
Foi uma oportunidade para falarmos no modelo educa- tivo do IPE, no seu legado histórico, na sua importância
       18 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • janeiro a março








































































   18   19   20   21   22