Page 29 - Boletim Nº 254 da APE
P. 29
NOTíCIAS DO IPE
De repente oiço o som do bater do pé. Olho e vejo que é o Comandante da 4a Companhia que saiu da formatura e dirige- -se para apresentar a companhia. Só se ouvem aquelas passa- das fortes e compassadas. Consigo ouvir a voz do Cardiga a solicitar autorização ao Comandante das Forças em Parada. Boa, Cardiga! Conseguiste fazer o IPE ouvir-se! que orgulho!
O sol brilha e o calor aperta, finalmente chega o PR! A cerimónia inicia-se, oiço o presidente das Comemorações do Dia de Portugal, João Miguel Tavares, referir que nasceu em Portalegre e que viveu naquela rua, dizem-me mais tar- de que o discurso foi um dos melhores dos últimos anos. Acredito, mas deixei de o ouvir à primeira frase, a minha atenção está concentrada nos miúdos. um precisa de água, outro que a barretina seja um pouco levantada, aquele ou- tro parece não estar muito bem, mas os militares do IPE es- tão incansáveis no apoio a cada um dos alunos. “Aí que o discurso nunca mais acaba! O que vale é que o PR tem por hábito fazer discursos curtos”.
um dos miúdos começa a cambalear e a andar erratica- mente. vai cair! E, vai cair com a cara no chão! Da plateia alguém sai rapidamente e consegue segurar o aluno a tem- po de evitar uma queda desamparada. uau! Parecia o Flash! Como conseguiu fazer aquilo?! – penso.
O feito é notado pelos pais e pelos alunos. Na semana
seguinte uma das alunas participantes no desfile comenta comigo o feito daquela pessoa. verifico que não sabe quem era. Explico-lhe que a pessoa era o TCor Paulo Ferreira, que estava à civil.
Como antiga aluna, mas ainda mais com mãe de uma aluna do IPE fiquei muito feliz e orgulhosa com aquele epi- sódio. Se fosse a minha filha que ali estivesse, sabia que es- taria segura.
Os aplausos indicam o final do primeiro discurso. Segue- -se o discurso do PR. um pai comenta que o seu discurso está a ser mais longo do que o habitual. É verdade! Os dis- cursos finalmente terminam. Inicia-se o desfile. Lá seguem, muito garbosos, os nossos Pilões.
O desfile decorreu muito bem e alunos aguentaram-se bem. Estão de parabéns!
Durante o almoço, o Diretor do IPE, Cor Miranda Soares, confidencia-me que está muito contente e que o desfile deve ter sido um dos melhores dos últimos anos.
Estamos de volta a Lisboa, com o coração cheio. Comen- to com o Pedro as palavras do Sr. Diretor. Corrobora que o desfile foi muito bom e que alunos estiveram muito bem. Refere que tinha falado com uma aluna e lhe deu os para- béns e que ela lhe respondeu “As miúdas do Pilão são rijas!”
As miúdas e os miúdos do Pilão são rijos, diria, eu!
10 de junho
O IPE participou nas Comemorações do 10 de junho, que este ano decorreram em Portalegre, com uma companhia de alunos (da 4a Companhia) e com as exibições de ginástica das classes de Ginástica Especial (CEG) e Ginástica de Formação (CEF).
As exibições das classes de ginástica ocorreram no dia 9 de junho e contaram com a presença de altas individualidades entre as quais o Presidente da República.
No dia 10 de junho para além do desfile militar, que decorreu muito bem e onde os nossos pilões representaram a nossa casa de forma exímia, uma delegação de alunos participou, em Belém, na cerimónia de homenagem aos antigos combaten- tes.
Poderão ver mais fotos dos eventos no Boletim Digital, encontrarão uma liga- ção direta na página da APE, ou pela leitura dos qRCodes indicados.
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro | 27