Page 31 - Boletim APE 253
P. 31

 NOTíCIAS DO IPE
  A Ginástica dos Pupilos do Exército 2018-2019 descrita pelos professores
O projeto da Ginástica dos Pupilos do Exército, vive o segundo ano de uma nova fase. A existência de uma Classe de Ginástica de Formação (CGF) permite formar alunos para a Classe de Ginástica Especial (CEG), o que a mé- dio prazo permitirá que esta não sofra de enormes quebras e desequilíbrios, pela saída de alunos do IPE, tipicamente no 9o e 12o anos de escolaridade. Paralelamente a Associação do Pupilos do Exército, filiou-se na Federação de Ginástica de Portugal e possibilita que ex-alunos (após o 12o ano de escolari- dade) se juntem à CEG, reforçando-a numa altura em que estão no seu me- lhor. Estamos numa fase de transição, desta nova fase, pois formar um ginas- ta, significa no mínimo um período de 3 anos de treino. Na CEG vamos inovando nos movimentos acrobáticos, saltos no trampolim e no solo, tendo no presente ano apresentado, como habitualmente, uma coreografia diver- sa, cuja mensagem é “juntos somos melhores”. O trabalho da Formação, é feito um pouco à imagem da Especial, e a sua coreografia, retrata os medos da criançada (música do enxame de abelhas), que a pouco e pouco se vão li- bertando destes e ganhando vontade de viver mais e melhor.
No corrente ano letivo a Especial estará presente no Festival Internacional de Bürstadt na Alemanha, de 16 a 21 de julho de 2019. Estas saídas anuais da Ginástica, em eventos internacionais promovem uma motivação adicional aos ginastas, pelas referências de amigos da ginástica de outros países e cul- turas.
Este ano pela primeira vez, a CEG participou em dois torneios de Micro TeamGym. O TeamGym é uma das modalidades mais recentes da ginástica onde estão envolvidos um exercício de solo, saltos de minitrampolim e tum- bling (o “ADN” da ginástica do Pilão). Sendo esta uma modalidade de equi- pa, a sua participação tem como objetivo, não só promover a motivação dos alunos da classe através de novos desafios de desenvolvimento e aperfeiço- amento técnico, como também fomentar o espírito de equipa. No final de ambos os torneios, as equipas do IPE saíram com o sentimento de dever cumprido (técnicas melhoradas), tendo disfrutado da sua prestação e com vontade de encarar novos desafios e alcançar novas metas.
Resta-nos agradecer o apoio excecional por parte da direção do IPE, o suporte da APE aos ex-alunos, a paciência e apoio dos Encarregados de Edu- cação que nos acompanham nas saídas e dedicam largos minutos ao espera- rem pelos seus educandos até ao final dos treinos e os fantásticos alunos que vão criando uma paixão por esta modalidade desportiva que é caraterizada por incontáveis horas de treinos, por vezes dolorosos, desanimadores, mas também inebriantes por se ultrapassarem e aos seus receios e limites.
Ginástica Especial (CEG)
A convite do Ginásio Clube Portu- guês, a Classe Especial de Ginástica (CEG) do IPE participou no dia 17 de março no Sarau “Rumo à Gymnaestra- da 2019” que decorreu no pavilhão do Casal Vistoso.
No dia 5 de abril, para além da apresentação no Sarau dos Pupilos, a CEG apresentou a sua coreografia no Gym for Life Nacional, onde obteve a Menção Grau Bronze.
Na Festa Jovem (pelas comemora- ções do 25 de Abril), no dia 27 de abril, a classe especial fez uma nova apre- sentação, que foi muito aplaudida.
No dia 17 de maio a CEG participou no XIV Sarau Gímnico do Agrupamen- to de Escolas de Benfica (AEB) que de- correu no Pavilhão da Escola Secundá- ria José Gomes Ferreira onde teve oportunidade fazer a última exibição antes das comemorações do aniversá- rio do IPE.
No dia 24 de maio a CEG fez a sua apresentação perante várias dezenas de antigos alunos, pais e familiares e ainda vários convidados.
Para além da apresentação da sua coreografia, a classe especial fez ainda uma demonstração de exercícios no tumbling.
Foto do Ginásio Clube Português
  Obrigado!
 A Ginástica dos Pupilos do Exército
Os Responsáveis técnicos Prof. João Ramos e João Tavares
Prof. João Ramos – Licenciado em Educação Física e Desporto, Mestre em Psicologia do desporto e doutorando em ciências da Complexidade. Treinador de GpT (Ginástica para Todos) com o grau II. Professor no IPE desde 2013.
Prof. João Tavares – Licenciado pela FMH em ciências do desporto e está a frequentar o mestrado em educação física. Faz parte da equipa nacional da disciplina Teamgym. Professor no IPE desde o ano letivo 2017/2018.
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • abril a junho | 29















































































   29   30   31   32   33