Page 3 - Boletim APE 253
P. 3

 Neste editorial quero dedicar as minhas palavras exclusivamente ao projeto 42 do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa.
Pessoalmente, tenho muitas e fortes razões para me sentir feliz e recompensado pelo trabalho desenvolvido.
O mais importante está conseguido, mas o mais difícil falta realizar.
editorial
Fernando Baptista Pires
19550275
                 Temos um projeto, conseguimos o importante apoio financeiro que nos será concedido pelo Orçamento Participativo 2018-2019 da CML e vamos realizar uma obra de autoria de um Pilão, Professor, Académico da Sociedade Nacional de Belas Artes, Artista e Escultor, o António Jacinto Reis Vidigal (19470268), que com a sua arte, a sua dedicação Pilónica e uma excelente inspiração é o pilar principal na edificação da “Estátua ao Pupilo do Exército”.
Por imposição do regulamento do concurso, a que nos habilitámos e ganhámos, com o maior número de votos, 5.591, a proposta foi apresentada a título individual e em boa hora assim aconteceu pois conseguimos concretizar um sonho acalentado por muitas gerações de Pilões.
Estamos felizes e estamos muito gratos a todos os que nos apoiaram com o seu voto, a todos os que divulgaram o nosso apelo, à Câmara Municipal de Lisboa, ao Instituto dos Pupilos do Exército e à Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica que desde a primeira hora nos premiou com o seu apoio e incentivo na concretização deste sonho.
Teremos na Travessa de São Domingos de Benfica, bem perto da primeira secção do IPE, a estátua que homenageia a figura que somos todos nós Pilões e que é uma evocação de gratidão à casa onde fomos educados e formados para a vida.
2 de Junho, antes desta edição do Boletim chegar aos leitores, será o grande dia de comemoração do 87o Aniversário da Fundação da APE, de todos Antigos Alunos do IPE e em que em confraternização vamos conviver e reviver o Instituto e tomar conhecimento mais detalhado deste projeto.
Lá estaremos
  Caros Antigos(as) Alunos(as):
Esta é a primeira vez que nos dirigimos a todos(as), na quali- dade da nova equipa editorial do boletim. Assumimos o desafio de Edição e Produção do Boletim da APE e pretendemos executá- -lo da melhor forma possível.
Para alguns já não será uma surpresa, mas para muitos esta- rão apenas agora a constatar que formamos uma equipa só de mulheres, uma equipa de Antigas Alunas. Pensarão, provavel- mente, com alguma legitimidade, que houve aqui algum movi- mento de cariz feminino e não posso deixar de brincar que tal- vez tenham a suspeição que chegámos para introduzir a faixa “cor-de-rosa” ao Boletim, com florzinhas e borboletas a esvoa- çar. Pois que se desenganem!
Comprometemo-nos a não incluir rosa, ou pelo menos mui- to, porque afinal nós, as Antigas Alunas, também temos direito a alguma cor.
Mas, brincadeiras à parte, o que nos uniu e trouxe até aqui foram as competências e características de cada uma de nós e o facto de estarmos absolutamente convencidas que juntas podere- mos oferecer e manter a qualidade do nosso Boletim.
Somos de uma casta de Antigas Alunas que passaram pelos cursos superiores do IPE e curiosamente, também, pelo Institu- to de Odivelas (IO), três de nós somos antigas alunas do IO e uma é mãe de uma antiga aluna. Como tal, a nossa ligação ao IPE vem desde os nossos 10 anos, sendo que para algumas até antes por terem tido irmãos no IPE.
Apresentações feitas, não podemos deixar de vos transmitir toda a emoção e motivação que nos fizeram aceitar este repto lançado pelo nosso Fernando Pires. Sabendo de antemão, não ser trabalho fácil de igualar ou superar, tendo em consideração o excelente trabalho que desenvolveu nos seus mais de 10 anos à frente do boletim.
Não somos profissionais na área, não temos o conhecimento (ou se quiserem com algum Inglesismo o tal do Know-How), mas
nota do editor
temos vontade, somos empenhadas, persistentes, resilientes e acima de tudo gostamos muito da casa que nos viu crescer, por isso estamos convictas que juntas, iremos com toda a certeza levar o nosso barco a bom porto.
O Boletim da APE é, e deverá continuar a ser, um ponto de encontro de todos nós, onde as memórias e os afetos se encon- tram e perpetuam, porque é aqui que está um dos grandes fato- res de diferenciação da nossa escola, os “Afetos”.
Termino com uma citação do Michael Jordan, que gosto parti- cularmente, um ex-jogador profissional de basquetebol norte- -americano e considerado por muitos como o melhor jogador de basquete de todos os tempos: “Algumas pessoas querem que algo aconteça, outras desejam que aconteça, outras fazem aconte- cer”... Nós somos daquelas que queremos, desejamos e acima de tudo gostamos muito de fazer acontecer!
Esperamos poder contar com o vosso apoio nesta nossa “jornada” e acima de tudo conseguirmos corresponder às vos- sas melhores expetativas.
Elsa Martins Magro (em nome de toda a equipa)
Elsa Martins Magro 19871013 – Editora
Ana Cristina Coelho 19771033 – Marketing e Publicidade Ana Paula Oliveira 19781097 – Redatora
Sílvia Machado Baldo 19911521 – Redatora
 Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • abril a junho | 1





































































   1   2   3   4   5