Page 27 - Boletim APE 253
P. 27

 NOTíCIAS DO IPE
 Visitas aos Estabelecimentos de Ensino Militar e Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna
Decorreu pelo 2o ano consecutivo, durante as férias da Páscoa, entre os dias 6 e 9 de abril, a semana de campo de alunos do secundário na Academia Militar.
Cerca de 30 alunos do 10o ao 12o ano inscreveram-se nesta atividade, com o objetivo de vivenciar um pouco da vida militar.
Os alunos tiveram oportunidade, por exemplo de apren- der movimentos com a G3, montar e desmontar a G3 e Wal- ter, camuflarem-se, realizar a prova de topografia e fazer turnos em parelhas para assegurar a segurança dos camara- das durante a noite.
Esta atividade finalizou o ciclo das visitas aos Estabeleci- mentos de Ensino Militar e Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, realizadas durante o final de fevereiro e durante o mês de março.
Estágios curriculares
Os alunos do 11o Ano iniciaram, em maio, a 1a pri- meira parte dos estágios curriculares em contexto de trabalho.
Os estágios têm a duração de 600 horas e reali- zam-se em duas fases – uma no final do 11o Ano e outra no início do 12o Ano, cada uma com a duração de 300 horas.
Os objetivos destes estágios são: possibilitar que os alunos-formandos apliquem, a contextos reais de trabalho, os conhecimentos adquiridos nas várias dis- ciplinas que compõem o curso, tomem consciência da dinâmica inerente ao mundo do trabalho, desenvol- vam hábitos saudáveis no domínio da sociabilização, solidariedade, respeito pelos outros e por si próprios e observem, reconheçam e executem as regras de hi- giene e segurança no trabalho.
Esta 1a parte decorre entre 6 de maio e 4 de julho e os 32 alunos, 15 do Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI), 7 do Curso Técnico de Gestão (TG) e 10 do Curso Técnico de Manutenção Industrial (TMI), têm a oportunidade de vivenciar pela primeira vez o ambiente de trabalho.
Segundo pudemos apurar junto de alguns alunos, o péri- plo de visitas às Academias foi essencial para eles, visto se- rem jovens com ideais futuros, entre os quais a possibilida- de de seguirem uma carreira militar. Estas visitas permitiram aos alunos participantes, terem uma noção das provas de acesso e foi uma oportunidade de esclarecerem dúvidas.
No que concerne à semana de campo, esta foi muito im- portante para terem noção das atividades desenvolvidas, no entanto gostariam que tivesse uma maior duração.
     Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • abril a junho | 25





















































































   25   26   27   28   29