Page 9 - APE | Relatório de Actividades e Contas 2022 e Plano Actividades e Orçamento 2023
P. 9
ASSOCIAÇÃO
dos Pupilos do Exército
APE – Relatório de Atividades e Gestão 2022 e Plano de Atividades, gestão e Orçamento 2023
Dia 19 de outubro
Debate na APE, “Para que serve a PASC”?
Na tarde do dia 19 de outubro, esteve connosco o Presidente da Direção da PASC, Professor Renato Epifânio, que acedeu ao nosso convite para falarmos sobre a PASC (Plataforma de Associações da Sociedade Civil – Casa da Cidadania) sobre a importância da APE na sua fundação e sobre a participação de associados nos órgãos sociais e no conselho de representantes.
De lamentar a fraca presença, principalmente de quem poderia ver esclarecidas questões que fossem colocadas.
De realçar e agradecer a presença de dois membros da Direção da PASC, o Presidente Renato Epifânio e o Vogal Luís Vidigal.
Ficou patente a disponibilidade, para a realização e divulgação de eventos desta organização, nas instalações da APE.
Dia 12 de novembro
Aniversário da Associação de Oficiais das Forças Armadas
Dia 12 de novembro, a convite do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AOFA, o Presidente e Vice-Presidente da Direção da APE, Fernando Baptista Pires (19550275) e Ernâni Valoura Balsa (19600300), estiveram presentes na cerimónia de comemoração do 30o aniversário da Fundação da Associação de Oficiais das Forças Armadas, onde tiveram a oportunidade de oferecer uma placa da APE assinalando a comemoração.
Do programa constaram os discursos alusivos proferidos pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Comandante de Mar e Guerra António Almeida de Moura e pelo Presidente do Conselho Nacional Tenente-Coronel António Augusto da Costa Mota.
Após a entrega de emblemas de antiguidade aos associados a sessão terminou com um concerto musical de instrumentos de sopro da Orquestra Ligeira do Exército.
Dia 18 de novembro
Cerimónia de Apadrinhamento dos Novos Aluno do IPE
Cerimónia em que os novos alunos assumem o Compromisso de Honra do Instituto dos Pupilos do Exército, recebem a barretina que lhes é colocada simbolicamente por um Padrinho Aluno e por um Apadrinhador Antigo Aluno. É também nesta cerimónia que acontece o momento do abraço do Comandante de Batalhão ao “Batalhãozinho”, o novo aluno a quem é feita a entrega do documento do compromisso de honra
Assistiram vários membros dos Órgãos Sociais e antigos alunos.
8