Page 31 - APE | Relatório de Actividades e Contas 2022 e Plano Actividades e Orçamento 2023
P. 31

   ASSOCIAÇÃO
 dos Pupilos do Exército
  APE – Relatório de Atividades e Gestão 2022 e Plano de Atividades, gestão e Orçamento 2023
 Análise do Exercício de 2022
Demonstração de Resultados
Receitas
ANÁLISE DO EXERCÍCIO 2022
  O ano de 2022 apresenta um resultado líquido negativo no valor de 10.692,17 Euros, o que significa um desvio acentuado dos valores orçamentados. Este desvio deve-se maioritariamente à redução dos proveitos da publicidade no nosso Boletim e à redução das vendas da nossa loja. De considerar também a reduzida adesão ao almoço comemorativo do aniversário da nossa associação.
A nível de subsídios e doações salienta-se a redução do subsídio atribuído pelo Ministério da Defesa Nacional. De considerar também a diminuição dos donativos de associados.
Os valores de vendas apresentados na Demonstração de Resultados por naturezas não são comparáveis com o ano anterior devido à influência da venda dos relógios comemorativos dos 110 anos do Instituto no ano anterior.
Despesas
Nos gastos destaca-se o aumento de preços generalizado de todos os serviços essenciais.
De considerar também o custo não previsto com a realização de um documentário para memória futura da inauguração da estátua do Pupilo, que tanto nos orgulha, não previsto no orçamento apresentado.
Contribuiu ainda para o desvio orçamental a constituição de um seguro das nossas instalações, inexistente até este exercício.
Tal como referido nas receitas também os custos das mercadorias vendidas e consumidas não são comparáveis pelo efeito da venda dos relógios comemorativos.
Foi ainda decidido anular dívidas antigas de quotas de associados no valor de 1.640 €.
Balanço
Nas rubricas do Balanço podemos verificar que as principais diferenças se verificam nas rubricas de Caixa e Depósitos Bancários. Foi decidido fechar a conta de Depósitos a Prazo e transferir o seu saldo para a conta corrente, para evitar os custos inerentes à manutenção de duas contas bancárias. A nova Direção, fará a aplicação destes fundos que vier a decidir.
Também a rubrica Diferimentos do Ativo uma variação significativa em virtude da regularização de um movimento contabilístico não efetuado no exercício anterior e que tem a ver com os apoios sociais a alunos. Para regularizar este movimento foi efetuada a respetiva anulação em contrapartida de Resultados Transitados cuja variação, para além da inclusão do resultado do exercício anterior é afetada por este movimento.
 30















































































   29   30   31   32   33