Page 3 - Boletim APE 248
P. 3
Editorial
A APE
no sEu rElAcionAmEnto com o iPE
Fernando Baptista Pires
Presidente da Direção 19550275
seguindo o rumo traçado pelas gerações fundadoras e suas continuadoras não temos dúvidas em afirmar que o relacionamento entre as duas instituições, iPE e APE, e entre quem as dirige, é excelente. É uma prática que acontece com a maior das naturalidades e que resulta do que está inserido na génese das mesmas.
recuperando o que é uma afirmação constante e permanente, a Associação dos Pupilos do Exército existe porque existe o instituto e porque é essa a vontade dos Pilões que se congregam à sua volta.
os Pioneiros que ainda recentemente homenageámos, aquando da comemoração dos 85 anos da Fundação desta nossa Associação, em boa hora pensaram e decidiram na constituição duma associação que representa e de- fende toda a comunidade e, principalmente, a “casa” que nos educou para a vida.
nas atividades do iPE e nas da APE os objetivos encontram-se, concretizam-se e ampliam-se a cada dia que passa e deixam a sua marca para o futuro, tanto nos momentos menos bons, felizmente uma exceção, como nos que nos valorizam.
não nos podemos permitir, um minuto que seja, que o nosso enfoque perca os principais objetivos, sentindo a consciência perfeita de quais são as linhas orientadoras e tudo fazer para as cumprir, nomeadamente, consolidando os laços que nos unem, defendendo, intransigentemente, o prestigio e a prosperidade da APE e do iPE, promoven- do e desenvolvendo a formação moral, intelectual e física dos associados, criando e organizando atividades de ca- rácter social, cultural, desportivo, recreativo, de proteção e de interesse para a APE e para o iPE e apoiando as neces- sidades dos associados.
Em suma, mais do que palavras interessa, por ações e provas dadas demonstrar a nossa razão de ser, a forma de honrarmos os pioneiros fundadores e obter resultados evidenciados e reconhecidos por toda a comunidade e socie- dade civil em geral.
referindo exemplos de como as sinergias se conjugam, num rumo a consolidar, refiram-se a corrida dos Pupilos do Exército, o clube de Ginástica do iPE e da APE, a orquestra dos Antigos Alunos e outras iniciativas enquadradas em disciplinas, que se projetam, tanto na reativação de práticas anteriores como na criação de outras.
As relações institucionais e as ações desenvolvidas pelos Órgãos sociais da APE também apontam no mesmo sentido nomeadamente nos contactos estabelecidos e desenvolvidos, de forma cordial e profícua, junto das entida- des com as quais é muito importante estabelecer laços, marcar presença e desenvolver ações, sempre em apoio do nosso instituto.
Esta é uma prática e uma cultura herdada por todas as gerações que têm vindo a responder pela Associação, que se pretende coesa, esclarecida e defensora dos princípios, dos valores e da cultura adquiridos na nossa escola.
Fernando Baptista Pires
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • Janeiro-Março 2018 | 1