Page 23 - Boletim APE 248
P. 23

FiGuraS PuPiloS do EXército – caSa do cavalEiro À Porta: 10o anivErSário
No ano de 2007, no contexto das comemorações do seu 75o aniversário, a ASSOCIAçÃO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO, por iniciativa do então presidente da direção, decidiu criar uma coleção de miniaturas, para venda aos seus associados.
Para concretizar este projeto, a APE contactou o cEn- TRO DE COLECCIONADORES CASA DO CAVALEIRO À POR- tA, na altura a referência nacional no panorama do “soldadi- nho de chumbo”, modelismo e militaria.
A encomenda inicial previa não só o fornecimento de 300 conjuntos de 5 miniaturas para venda aos associados a preços competitivos, como também para o espólio da APE, a reconstituição do Batalhão Escolar com 4 companhias na sua máxima força, com cerca de 400 figuras. Este conjunto que a APE adquiriu é, em termos museológicos, um caso único a nível nacional. É seguramente, e de longe, a maior representação de miniaturas militares à escala 1:32, de qualquer escola/unidade militar, museu ou núcleo museo- lógico em todo o país e certamente um conjunto digno de nota no universo museológico internacional.
Este conjunto encontra-se exposto na sede da APE, mas já esteve por diversas vezes apresentado ao público, por exemplo no Museu Militar de Lisboa (Jan/Fev 2011), por ocasião da exposição temporária EXPo EmE’s. Parte do con- junto esteve ainda apresentado no mesmo ano (Mai/Jun), no núcleo dedicado ao IPE (PUPILOS DO EXÉRCITO – 100 ANOS DE CIDADANIA), integrado na exposição ENSINAR NA 1a REPÚBLICA (Palácio Valadares, em Lisboa), por ocasião das comemorações do centenário da república.
Dado o sucesso destas figuras, encomendas subse- quentes têm sido feitas pela APE e, passados 10 anos desde o lançamento, já foram produzidas mais de 5000 figuras. Durante estes anos é de salientar também a utilização das
figuras como ex-libris das instituições (tanto APE como o próprio IPE) em ofertas protocolares a entidades oficiais na- cionais estrangeiras!
Para este efeito, foram concebidas caixas de acrílico com base em madeira, que dão aos conjuntos a dignidade dese- jada, sendo que esta opção, por interesse de particulares, ficou também disponível para comercialização.
Por iniciativa da atual Direção da APE, foi recentemente encomendada uma caixa deste tipo, que inclui um grupo alargado de figuras (representando Estandarte e escolta, Comando e Guião e um pelotão) para oferta ao Museu Mili- tar do Porto, com o objetivo de dignificar a representação do iPE no riquíssimo espólio de miniaturas militares desta unidade museológica.
É ainda de referir que conjuntos destas figuras do iPE integram exposições permanentes no internacionalmente famoso bar PAVILHÃO CHINêS em Lisboa, bem como no museu do Brinquedo da madeira, no Funchal.
caixa especial executada para oferta da APE ao museu militar do Por- to em 2017.
ricardo leite
aPE
    Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • Janeiro-Março 2018 | 21
 




















































































   21   22   23   24   25