Conferência sobre Ensino Profissional – dia 27 de abril

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Conferência sobre Ensino Profissional – dia 27 de abril

Dia 27 de abril – 17:30h | Efetuar Inscrição | Ver o Cartaz da Conferência

Limite de inscrições: 70

Em tempos de incerteza, mudança de paradigma, avanços tecnológicos,

O aluno do seculo XXI enfrenta novos desafios.

Os conhecimentos e capacidades tem de ir de encontro às exigências atuais, mas não chega, sendo necessárias também um conjunto de “soft skills” para a vencer esse desafio. O ensino profissional no IPE contempla no seu plano curricular a componente de formação sociocultural, científica, tecnológica e formação em contexto de trabalho (FCT) fazendo também parte dele um conjunto de atividades que garantem a aquisição dessas “soft skills”. A FCT é realizada de acordo com um plano que prevê os objetivos e as competências a desenvolver por cada aluno, sendo a sua implementação é objeto de monitorização regular e culmina na apresentação de um relatório final. O contacto com o mundo do trabalho (na FCT, estágio), em empresas desenvolve no aluno todas as competências exigidas atualmente, nomeadamente as Soft Skills cada vez são mais importantes e necessárias na sociedade.

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No final do Curso profissional, o aluno apresenta uma Prova de Aptidão Profissional (PAP) representada num produto por ele desenvolvido, onde aplica os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico. A prova de defesa da PAP é pública perante um júri com avaliadores internos e externos à escola.

Neste percurso, o aluno adquire conhecimentos, aptidões, atitudes e competências profissionais de uma forma global e completa, valorizando a interdisciplinaridade e a integração curricular. Desenvolve, desta forma as vertentes do saber e do saber-fazer e do saber estar.

A componente académica aliada à componente prática contribui para que os alunos sejam proativos, resilientes, capazes de resolver problemas, empreendedores, criativos e flexíveis.

O ensino profissional ministrado no IPE permite a inserção no mercado de trabalho e/ou o ingresso no ensino superior.

No final, o aluno do IPE em regra geral, revela bons resultados quando comparado com outros alunos do ensino profissional, mas acima de tudo desenvolveu as competências sociais, preparou-se e ao fazer a apresentação da prova de aptidão profissional que é um trabalho muito exigente, tornou-se o primeiro contato com aquilo que o espera no seu futuro profissional.

Palavras Chave: #conhecimentos, #capacidades, preparar para a vida futura

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