85º Aniversário da Fundação da Associação dos Pupilos do Exército

18881849_1678641265484024_1366927002910606801_n

85º Aniversário da Fundação da Associação dos Pupilos do Exército

Este ano as comemorações do Aniversário da Fundação da Associação dos Pupilos do Exército (85º) repartiram-se por três dias tendo como abertura a realização de uma cerimónia, na Sede em Lisboa, de evocação da história da APE desde a sua fundação, em 1 de Junho de 1932, até aos dias de hoje.
No painel que contou com as participações dos antigos alunos António Ribeiro da Silva (19600093), Manuel Borges Correia (19470332) e Ana Paula Oliveira (19781097) e com a moderação do Ernâni Valoura Balsa (19600300), foram abordados aspetos relevantes da história da Associação, as figuras, os factos, as experiências vividas e a realidade atual da nossa comunidade congregada à volta da Associação.
Nessa mesma cerimónia foram homenageados, com a inauguração das suas fotografias na galeria de honra da APE, situada na Biblioteca, o recém galardoado Membro de Honra da Associação dos Pupilos do Exército, Senhor General Carlos Alberto de Carvalho dos Reis e os novos Associados Honorários, o Senhor Major General António Alves Rosa e Senhor Coronel João Miranda Soares, respetivamente anterior e atual Diretores do IPE.
Também tomando como referência, duas figuras na história da APE, foi prestada homenagem ao seu principal fundador, José Barroso Júnior e a David Sequerra um dos mais notáveis e permanentes colaboradores do Boletim e com uma longa participação em funções diretivas. A partir desta data a sala principal passou designar-se Sala José Barroso Júnior e a Biblioteca ostenta agora o nome David Sequerra.
Agradecemos e registamos as presenças dos convidados, Vogal da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, Dr. Francisco Encarnação, Presidente da AAACM, Dr. José Cordeiro de Araújo, Vice-Presidente da AAACM, Dr. Artur Santos Pardal, Presidente da AAAIO, Dr. ª Joaquina Cadete Phillimore, Vice-Presidente da AAAIO, Dr. ª Rita Valadas Pereira Marques, Presidente da AOFA, Ten. Coronel António Costa Mota, Presidente da AG da ANS, SMOR Luís Bugalhão, Presidente da AP, Sr. Luís Reis, Presidente da APEE do IPE, Eng. José Frade, da filha do saudoso Pilão David Sequerra Dr. ª Leia Sequerra e dos Pilões e amigos presentes.

O segundo dia destas comemorações teve lugar no Porto, no Sábado dia 3 de Junho, com um almoço num Restaurante na Maia onde, no fim da refeição, foi feita a entrega de emblemas de antiguidade (25, 50 e 75 anos) e do colar de honra. A participação foi muito boa, com cerca de 60 presenças, provenientes do Norte do país e de uma caravana que seguiu de Lisboa em autocarro colocado à disposição, para o efeito, pela APE. O António Teixeira da Mota (19720021), elemento suplente da Direção da APE que teve a seu cargo a organização consegui recuperar e de forma muito significativa uma prática que já leva uns bons anos e que no ano passado não foi possível realizar. Os nossos parabéns para ele e para todos os que deram o seu contributo, nomeadamente o Olivério Teixeira e o “Necas”.

A culminar estas celebrações tivemos no Domingo dia 4 de Junho logo pela manhã, às 9 horas, a romagem ao cemitério dos prazeres, onde, junto ao mausoléu, foi prestada homenagem ao Fundador do IPE, General António Xavier Correia Barreto com a leitura de um pequeno discurso evocativo por parte do Vice-presidente da Direção da APE, Ernâni Valoura Balsa e a deposição de uma coroa de flores pelos Antigos Alunos, Rogério Pereira (19740383) e Sérgio Esteves (19921642).
A seguir, a partir das 10:30 começaram a chegar à 1ª secção do Instituto os participantes no tradicional almoço de convívio que juntou nos claustros cerca de 150 antigos alunos e alguns familiares e amigos. Neste local de eleição decorreu toda a celebração que após a refeição compreendeu também a cerimónia de entrega de emblemas de antiguidade de 25, 50 e 75 anos de Associado e dos Colares de Honra aos Associados efetivos da APE que completaram 80 anos de idade no corrente ano.
Na parada onde decorreu a concentração e formatura para o almoço foi prestada homenagem, com a evocação dos seus nomes e toques militares, aos Pilões falecidos no período decorrido entre o dia 2 de Junho de 2016 e a mesma data de 2017. Um momento de evocação homenagem e recolhimento que a todos muito sensibilizou!
Como referência muito especial queremos destacar e agradecer a colaboração, mais uma vez, prestada pelo IPE, sem a qual não teria sido possível atingir tão alto valor e significado!
Um bem-haja para o Senhor Diretor Coronel João Miranda Soares, para o Senhor Capitão José Abrantes, para o Senhor Sargento Chefe Carlos Baptista e para todos os que no Instituto contribuíram para o engrandecimento destes momentos! Estamos-lhe muito agradecidos!
Um agradecimento também, não em causa própria, mas sim porque estas coisas são para se saber, aos elementos da Direção e aos voluntários e voluntárias que, sacrificando o seu tempo livre, não regatearam esforços nem disponibilidade e, em muito, contribuíram na organização destas comemorações.
A causa “pilónica” e a vida associativa, que se batem pela defesa dos interesses de toda a comunidade, merecem tudo isto e muito mais!

X